(UEPG-PR) Com relação aos indicadores sociais e econômicos de um país ou de uma determinada região, assinale o que for correto.
01. O Índice de Desenvolvimento Humano - IDH, criado pelo programa das Nações Unidas para o desenvolvimento - PNUD, leva em consideração expectativa de vida(medida pela longevidade e saúde da população), escolaridade (medida pela taxa de analfabetismo e tempo médio de escolaridade) e Produto Interno Bruto - PIB per capita (que mede o nível de vida da população).
02. Apenas a renda per capita de um país não exprime a sua realidade socioeconômica interna, pois não informa a respeito da distribuição desigual de renda e nem sobre o bem-estar humano desse país.
04. Para avaliar o desenvolvimento social e humano de um país ou região muitos são os índices utilizados, dentre os quais incluem dados sobre a contagem da população, analfabetismo, taxa de escolaridade, acesso à água potável e à rede de esgoto, mortalidade infantil e fecundidade, expectativa de vida e cálculo do Produto Interno Bruto - PIB.
08. No Brasil, em praticamente todos os quesitos normalmente utilizados para avaliar o desenvolvimento social e humano, as regiões Sul e Sudeste têm desempenho superior aos das regiões Norte, Centro-Oeste e, especialmente, do Nordeste.
16. O Índice de Desenvolvimento Humano - IDH, que vai de um a zero, é alto nos países como Noruega, Suécia, Austrália, Canadá e Holanda, dentre outros, e baixo na maioria dos países africanos subdesenvolvidos.
Soma: 30 (02 + 04 + 08 + 16)
Comentário:
Na afirmação 01, a informação errada está em dizer que o PIB per capita mede o nível de vida da população. Esse indicador é utilizado para auferir uma renda média da população, dividindo o total das riquezas produzidas internamente por um país pelo total de habitantes de sua população, sem levar em conta o que cada pessoa ganha individualmente, por isso, esse índice não exprime a realidade de fato da população de um país.