QUESTÃO 01 (1,0)
(Unioeste – PR – Questão adaptada).
A globalização é, de certa forma, o ápice do processo de internacionalização do mundo capitalista [...]. No fim do século XX e graças aos avanços da ciência, produziu-se um sistema de técnicas da informação, que passaram a exercer um papel de elo entre as demais, unindo-as e assegurando ao novo sistema técnico uma presença planetária. Só que a globalização não é apenas a existência desse novo sistema de técnicas. Ela é também o resultado das ações que asseguram a emergência de um mercado dito global, responsável pelo essencial dos processos atualmente eficazes.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000, p. 23-24.
Considerando o enunciado anterior, sobre o processo de globalização na sociedade contemporânea, pode-se concluir que
(A) a globalização é um processo exclusivamente baseado no desenvolvimento das novas técnicas de informação e sua origem está diretamente relacionada com a difusão e universalização do uso da internet, que se deu a partir do final da década de 1990.
(B) entre as características próprias da globalização temos a alteração profunda na divisão internacional do trabalho, em que a distribuição das funções produtivas tende a se concentrar cada vez mais em poucos países, como é o caso dos Estados Unidos e do Japão.
(C) sobre as ações que asseguram a emergência do mercado global, o autor está se referindo à doutrina econômica neoliberal que, entre outros princípios, defende o fortalecimento do Estado e a intervenção estatal como reguladora direta dos mercados – industrial, comercial e financeiro.
(D) atualmente, as relações econômicas mundiais, compreendendo a dinâmica dos meios de produção, das forças produtivas, da tecnologia, da divisão internacional do trabalho e do mercado mundial, são amplamente influenciadas pelas exigências das empresas, corporações ou conglomerados multinacionais.
(E) as estratégias protecionistas tomadas pelos governos em todo o mundo, dificultando a entrada de produtos estrangeiros em seus mercados nacionais, são consideradas como características marcantes do processo de globalização.
QUESTÃO 02 (1,0)
Leia o texto a seguir e responda o que se pede.
A primeira etapa da Revolução Industrial - Entre 1760 a 1860, a Revolução Industrial ficou limitada, primeiramente, à Inglaterra. Houve o aparecimento de indústrias de tecidos de algodão com o uso do tear mecânico. Nessa época, o aprimoramento das máquinas a vapor contribuiu para a continuação da Revolução.
A segunda etapa da Revolução Industrial - A segunda etapa ocorreu no período de 1860 a 1900. Ao contrário da primeira fase, países como Estados Unidos da América, Alemanha, França, Rússia e Itália também se industrializaram. O emprego do aço, a utilização da energia elétrica e dos combustíveis derivados do petróleo, a invenção do motor a explosão e o desenvolvimento de produtos químicos foram as principais inovações desse período.
A terceira etapa da Revolução Industrial - Alguns historiadores têm considerado os avanços tecnológicos do século 20 e 21 como a terceira etapa da Revolução Industrial. O computador, o fax, a engenharia genética, o celular são algumas das inovações dessa época.
Disponível em: http://www.sohistoria.com.br/resumos/ revolucaoindustrial.php. Acesso em: 19/10/2013, com adaptações.
Considerando à dinâmica da Revolução Industrial em seus diferentes momentos, é possível aferir que
(A) o Brasil, em função do seu posicionamento na divisão internacional do trabalho, participou ativamente da dinâmica das três revoluções.
(B) o capital acumulado com a exploração das colônias americanas foi fundamental para que os estados Unidos promovesse a primeira Revolução Industrial.
(C) a Revolução Industrial foi também uma evolução energética. A descoberta de novas fontes de energia impulsionou e revolucionou a produção fabril.
(D) com o advento da terceira Revolução Industrial, a exploração da mão de obra chega ao fim. O desenvolvimento tecnológico atual exige trabalhadores qualificados e bem remunerados.
(E) a terceira Revolução representa o momento de eliminação das barreiras tecnológicas entre os países. Eles se tornam equânimes, independentes do seu posicionamento geográfico.
QUESTÃO 03 (1,0)
Enem 2014 - Questão 37
Na imagem, é ressaltado, em tom mais escuro, um grupo de países que na atualidade possuem características político-econômicas comuns, no sentido de
(A) apresentarem uma frente de desalinhamento político aos polos dominantes do sistema-mundo.
(B) adotarem o liberalismo político na dinâmica dos seus setores públicos.
(C) constituírem modelos de ações decisórias vinculadas à social-democracia.
(D) instituírem fóruns de discussão sobre intercâmbio multilateral de economias emergentes.
(E) promoverem a integração representativa dos diversos povos integrantes de seus territórios.
QUESTÃO 04 (1,0)
Enem 2016 - Questão 29
A geografia mundial da inovação sofreu uma reviravolta que mobiliza fatores humanos, financeiros e tecnológicos. Esforço humano: com 1,15 milhão de pesquisadores, a China dispõe de um potencial equivalente a 82% da capacidade norte-americana e 79% da europeia; segundo a National Science Foundation norte-americana, o país deverá concentrar 30% de todos os pesquisadores do mundo até 2025. Esforço financeiro: em 2009, pela primeira vez, a China apresentou um orçamento para pesquisa que a colocou em segundo lugar no mundo – ainda bastante longe dos Estados Unidos, mas à frente do Japão. Esforço tecnológico: em 2011, o país se tornou o primeiro depositante mundial de patentes, graças a uma estratégia nacional que visa passar do Made in China (produzido na China) para o Designed in China (projetado na China).
CARROUÉ, L. Desindustrialização. Disponível em: www.diplomatique.org.br. Acesso em: 30 jul. 2013 (adaptado).
O texto apresenta um novo fator a ser considerado para refletir sobre o papel produtivo entre os países, representado pela
(A) transnacionalização do capital industrial, que eleva os lucros em escala planetária.
(B) aplicação da ciência e tecnologia no desenvolvimento produtivo, que aumenta o potencial inventivo.
(C) ampliação da capacidade da indústria de base, que coopera para diversificar os níveis produtivos.
(D) exploração da mão de obra barata, que atrai fluxo de investimentos industriais para os países.
(E) inserção de pesquisas aplicadas ao setor financeiro, que incentiva a livre concorrência.
QUESTÃO 05 (1,0)
Enem 2016 - Questão 23
Dados recentes mostram que muitos são os países periféricos que dependem dos recursos enviados pelos imigrantes que estão nos países centrais. Grande parte dos países da América Latina, por exemplo, depende hoje das remessas de seus imigrantes. Para se ter uma ideia mais concreta, recentes dados divulgados pela ONU revelaram que somente os indianos recebem 10 bilhões de dólares de seus compatriotas no exterior. No México, segundo maior volume de divisas, esse valor chega a 9,9 bilhões de dólares e nas Filipinas, o terceiro, a 8,4 bilhões. HAESBAERT. R.; PORTO-GONÇALVES, C. W. A nova des-ordem mundial. São Paulo: Edunesp, 2006.
Um aspecto do mundo globalizado que facilitou a ocorrência do processo descrito, na transição do século XX para o século XXI, foi o (a)
(A) desconcentração espacial da produção.
(B) integração de culturas distintas.
(C) avanço técnico das comunicações.
(D) quebra de barreiras alfandegárias.
(E) flexibilização de regras trabalhistas.
QUESTÃO 06
Enem 2014 - Questão 08
O cidadão norte-americano desperta num leito construído segundo padrão originário do Oriente Próximo, mas modificado na Europa Setentrional antes de ser transmitido à América. Sai debaixo de cobertas feitas de algodão cuja planta se tornou doméstica na Índia. No restaurante, toda uma série de elementos tomada de empréstimo o espera. O prato é feito de uma espécie de cerâmica inventada na China. A faca é de aço, liga feita pela primeira vez na Índia do Sul; o garfo é inventado na Itália medieval; a colher vem de um original romano. Lê notícias do dia impressas em caracteres inventados pelos antigos semitas, em material inventado na China e por um processo inventado na Alemanha.
LINTON, R. O homem: uma introdução à antropologia. São Paulo: Martins, 1959 (adaptado).
A situação descrita é um exemplo de como os costumes resultam da
(A) valorização de comportamento de grupos privilegiados.
(B) assimilação de valores de povos exóticos.
(C) experimentação de hábitos sociais variados.
(D) recuperação de heranças da Antiguidade Clássica.
(E) fusão de elementos de tradições culturais diferentes.
DISCURSIVAS
QUESTÃO 07 (1,0)
Relacione o texto com o infográfico e responda o que se pede.
Joseph Schumpeter, economista austríaco, nas décadas de 1920 e 1930, estudou em profundidade os ciclos econômicos, associando-os à marcha da inovação tecnológica. De acordo com ele, a economia industrial evolui por meio da “destruição criadora”: quando um conjunto de novas tecnologias encontra aplicação produtiva, as tecnologias tradicionais são “destruídas”, isto é, deixam de criar produtos capazes de competir no mercado e acabam sendo abandonadas. A mudança das tecnologias principais assinala a transição de um ciclo a outro. Com base nesse conceito, é possível identificar cinco ciclos longos de inovação tecnológica na era industrial. Através deles, a economia contemporânea evolui das primeiras fábricas têxteis inglesas até a “revolução da informação” dos tempos atuais.
Magnoli, Demétrio. Geografia para o ensino médio / Demétrio Magnoli. – 2. ed. – São Paulo: Atual, 2012. Página 98/99.
Considerando as informações ofertadas, explique de que modo os ciclos econômicos contribuíram para a organização do espaço geográfico e suas transformações.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
QUESTÃO 08 (1,0)
As corporações transnacionais são os principais atores da economia mundial. Cerca de 70% do comércio internacional é realizado pelas empresas transnacionais. Os conglomerados transnacionais não são, verdadeiramente, empresas de muitos países. Eles têm um centro de decisões globais localizado no país-sede. Os Estados Unidos, as potências econômicas europeias, a China e o Japão são as pátrias da maioria delas.
A atuação das empresas globais nos territórios gera uma série de consequências para a vida das populações dos lugares onde se instalam. Relacionando o texto com a imagem, demonstre como essas consequências de ordem social, econômica e ambiental se materializam no mundo globalizado.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
QUESTÃO 09 (1,0)
A globalização é um fenômeno que apresenta várias dimensões: além da econômica, a mais evidente e perceptível, tem a social, a cultural e a política, entre outras de menor impacto. Entretanto, todas essas dimensões se materializam no espaço geográfico em suas diversas escalas: mundial, nacional, regional e local. Os lugares estão conectados a uma rede de fluxos, controlada por poucos centros de poder econômico e político. Nesse contexto, demonstre como se articulam os fluxos da globalização.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
QUESTÃO 10 (1,0)
Analise o infográfico a seguir e responda o que se pede.
Disponível em: http://brunaprofegeo.blogspot.com.br/2015/04/divisao-internacional-do-trabalho-dit_30.html. Acesso em 28/02/17.
A DIT (Divisão Internacional do Trabalho) é uma divisão produtiva em âmbito internacional. Considerando o infográfico, esclareça o que de fato mudou no cenário global a partir da nova DIT.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário