sábado, 2 de maio de 2020

Questões para exercitar sobre a globalização.





QUESTÃO 01

A rápida proliferação do coronavírus aumentou o temor de uma pandemia (surto), depois que alguns países relataram seus primeiros casos da doença. Relacionando os dados ofertados, esclareça como a globalização contribui para a disseminação do coronavírus no mundo.
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QUESTÃO 02

No gelo e na neve, submetidos a temperaturas de até -45 °C. A palavra “esquimó” se refere a grupos étnicos que ocupam o extremo norte do planeta desde 5 mil a.C. Atualmente, são cerca de 150 mil pessoas, ocupando uma faixa litorânea com cerca de 3 mil km de extensão, que cobre a Sibéria, o Alasca, o norte do Canadá e a Groenlândia. Dentre dezenas de etnias, os inuits são os mais populosos.

Mesmo com a globalização, algumas culturas tradicionais se mantêm preservadas. Cite pelo menos três fatores que ajudam a explicar por que isso ocorre.
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QUESTÃO 03

No final do século passado, a Ásia passava por uma forte crise e a Coréia do Sul resolveu investir na indústria criativa para alavancar o turismo no país. Se o investimento das empresas e do governo sul-coreano é alto, o retorno do K-pop é maior ainda. No estilo musical, o BTS é a principal isca, pois consegue movimentar, diretamente e indiretamente, cerca de US$ 4 bilhões ao ano na economia do país, segundo dados do Ministério da Economia sul-coreana. O mercado turístico é o maior beneficiado com a banda, além de inúmeros produtos que levam a marca BTS.

Entre o Ocidente e o Oriente sempre existiu uma barreira cultural que ia além dos limites traçados pelo Meridiano de Greenwich. No entanto, em tempos de globalização, a ruptura dessas barreiras se tornou mais evidente. Nesse contexto, explique como o fenômeno BTS contribui para esta nova realidade no mundo globalizado.
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QUESTÃO 04


Uma parte integrante dos processos de globalização é a progressiva segregação espacial, a progressiva separação e exclusão. Uma causa específica de preocupação é a progressiva ruptura de comunicação entre as elites cada vez mais globais e o restante da população, cada vez mais “localizada”.

Zygmunt Bauman, Globalização – As consequências humanas.

Partindo da compreensão de que a globalização produz severas desigualdades sociais, explique como o texto de Zygmunt Bauman se materializa na contemporaneidade.
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QUESTÃO 05

A “globalização” está na ordem do dia; uma palavra da moda que se transforma rapidamente em um lema, uma encantação mágica, uma senha capaz de abrir as portas de todos os mistérios presentes e futuros.
Zygmunt Bauman, Globalização – As consequências humanas.

Este mundo globalizado, visto como fábula, faz surgir como verdade, um certo número de fantasias. Fala-se, por exemplo, em aldeia global para fazer crer que a difusão instantânea de notícias realmente informa as pessoas.
Milton Santos, Por uma outra globalização.

Relacionando os pensamentos de Zygmunt Bauman e Milton Santos, aponte como a globalização provoca o imaginário das pessoas e induz ao consumismo.
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QUESTÃO 06

Para a maior parte da humanidade a globalização está se impondo como uma fábrica de perversidades. O desemprego crescente torna-se crônico. A pobreza aumenta e as classes médias perdem em qualidade de vida. O salário médio tende a baixar. A fome e o desabrigo se generalizam em todos os continentes. Novas doenças se instalam e velhas doenças, supostamente extirpadas, fazem seu retorno triunfal.
Milton Santos, Por uma outra globalização.

O texto de Milton Santos aponta para um aprofundamento dos males espirituais e morais, como os egoísmos, os cinismos, a corrupção. Essa perversidade sistêmica está na raiz da evolução

(A)  do bem estar comum, já que as desigualdades sociais são condições passageiras de parte da população mundial.
(B)  negativa da humanidade que se firma na adesão desenfreada aos comportamentos competitivos  e excludentes.
(C) positiva da humanidade que percebe a exclusão como um mal necessário ao enriquecimento das elites.
(D) da teia social, que embora apresente severos abismos econômicos, apresenta uma significativa superação da pobreza.
(E)  da aldeia global, que, em razão dos códigos de ética, buscam garantir a igualdade e o bem comum entre todos.

QUESTÃO 07

Os últimos anos do século XX, amparados pelo capitalismo informacional, testemunharam grandes mudanças em toda a face da terra. O mundo torna-se unificado – em virtude das novas condições de técnicas, bases sólidas para uma ação humana mundializada e globalizante. Nesse contexto, emerge uma dupla tirania, a do dinheiro e a da informação, intimamente relacionadas.

Considerando a sobreposição do ter em relação ao ser, observa-se a ação de um sistema ideológico que legitima egoísmos e afeta frontalmente o caráter das pessoas, tornando a vida social

(A)  individualizada, competitiva e marcada por uma contínua violência estrutural, facilmente visível nas formas de agir dos Estados, das empresas e dos indivíduos.
(B)  um desafio na luta pela justiça social, amplamente difundida pelo Estado e compartilhada pelos indivíduos nas redes sociais, abrindo um leque de esperança no mundo global.
(C) um cenário múltiplo de classes, em que os dominados se rendem pacificamente perante os dominadores, criando uma atmosfera social de paz e colaboração.
(D) desafiadora, já que a corrupção tende a acabar em todo o mundo, frente as novas tecnologias da informação, que permite maior controle do patrimônio público.
(E)  uma oportunidade para se exercer a compaixão, considerando que o ter não afeta o ser, nem o caráter das pessoas, mas as torna mais solidarias em todo o mundo.  

QUESTÃO 08

 “Somos inundados de informação e famintos de sabedoria”- Zygmunt Bauman.

No ciberespaço, as pessoas não interessam – embora o ciberespaço interesse, de forma decisiva para a vida das pessoas. São nesses ciberespaços que a informação se difunde tão intensamente, que não há tempo para averiguar sua veracidade. O ser humano permanece na superficialidade da informação, mas não consegue transformá-la em conhecimento, sabedoria. As relações humanas se digitalizaram. Há uma contínua necessidade de permanecer on-line.

Esta constatação aponta que na sociedade atual

(A)  o intenso fluxo de informação é também de conhecimento, já que informação e conhecimento são a mesma coisa e em nada afeta a capacidade de discernimento do indivíduo.
(B)  os indivíduos buscam suprir uma necessidade imediata de atualização e conectividade diante da velocidade dos acontecimentos, fato, que em nada afeta as relações pessoais.
(C) a informação limitou a capacidade de questionar-se do ser humano, abrindo espaço para implantar um comportamento consumista e pouco reflexivo.
(D) o consumismo é a mola propulsora do mundo global estabelecendo uma relação intensa com o fluxo de informação, que em nada afeta a vida das pessoas.
(E)  as Fake News são expressões de um novo mundo, em que as informações são parcialmente verdadeiras e em nada afetam o bem estar das pessoas.

QUESTÃO 09

Uma característica negativa relacionada diretamente à globalização refere-se

(A)  a diminuição da produção de alimentos e o aumento dos casos de fome.
(B)  o aumento dos conflitos armados, com milhares de mortos em todo mundo.
(C) o agravamento do aquecimento global e derretimento das calotas polares.
(D) a ampliação das atividades ilegais internacionais, como o tráfico de armas e drogas.
(E)  a intensificação do consumismo que em nada afeta a vida no planeta.

QUESTÃO 10

Considerando as fases da Revolução Industrial, verifica-se que

(A)  a Segunda Revolução Industrial, ainda que tenha conquistado determinado grau de desenvolvimento tecnológico, não interferiu no processo de globalização.
(B)  ao alcançar nova fase de desenvolvimento, as etapas anteriores são totalmente superadas por tornarem-se ineficazes frentes aos avanços tecnológicos.
(C) a Primeira Revolução Industrial marca a transição do capitalismo comercial ao capitalismo industrial, com o lucro vindo a partir da produção de mercadorias.
(D) a Terceira Revolução Industrial se baseia na ciência e na tecnologia, assemelhando-se as duas anteriores quanto ao grau de especialização de mão de obra.
(E)  o mercantilismo foi a doutrina vigente durante a segunda revolução indústria, sendo substituído apenas, pelo Keynesianismo característico do mundo global atua.

QUESTÃO 11

São características da Terceira Revolução Industrial

(A)  o neoliberalismo que defende os direitos do trabalhador e seu bem estar social.
(B)  a pouca importância da tecnologia na produção industrial e a queda do desemprego estrutural.
(C) o excesso de horas trabalhadas e a predominância de profissionais com baixa qualificação.
(D) o mercantilismo que se expressa por meio do mercado global de ouro, prata e minérios.
(E)  o uso de circuitos eletrônicos, computadores, softwars, internet, processos automatizados e robôs.

QUESTÃO 12

A respeito da geração de energia utilizada na produção, pode-se afirmar que

(A)  desde a Primeira Revolução Industrial os recursos energéticos são essenciais para a produção e, com o desenvolvimento tecnológico, priorizou-se a geração de energia a partir de fontes renováveis.
(B)  podemos considerar que apenas a partir da Terceira Revolução Industrial os recursos energéticos foram amplamente utilizados, e a matriz, antes dependendo apenas do carvão, foi diversificada.
(C) a crescente demanda na produção, diversificou a matriz energética e fez crescer os investimentos em fontes renováveis, justificando o aumento da utilização do petróleo e do carvão natural.
(D)  as fontes de energia não renováveis, que configuram a maior parte da matriz energética utilizada na produção, têm sido alvo de preocupação de governos e organizações, devido os impactos ambientais.
(E)  na Segunda Revolução Industrial o uso da eletricidade e da energia nuclear, em nada afetaram o meio ambiente, considerando a abundância de água e de urânio no planeta.


A Tecnoesfera e a Psicoesfera "do Bem". Conceitos, em ação.