O coeficiente de Gini

(UFTM-MG) O Coeficiente de Gini é uma relação estatística para medir a desigualdade social, incluindo a distribuição de renda, e varia de 0 (zero) a 1 (um). O gráfico apresenta, no período de 2005 a 2009, os coeficientes encontrados em alguns países do G20, onde para a distribuição de renda o coeficiente 0 corresponde à completa igualdade na renda (todos detêm a mesma renda per capita) e o coeficiente 1 corresponde à completa desigualdade entre as rendas.


A partir da análise do gráfico, é correto afirmar que, no período e dentre os países analisados,

(A)  o Brasil é o segundo país com maior desigualdade na distribuição de renda dentre os países do G20.
(B)  o Brasil apresenta a melhor taxa de distribuição de renda dos países da América Latina.
(C) assim como no Brasil, os governos de países de economias emergentes priorizaram a melhoria na distribuição de renda.
(D) a África do Sul apresenta a melhor distribuição de renda do grupo em função dos recursos minerais existentes em seu território.
(E)  países desenvolvidos como França, Alemanha e Canadá, embora apresentem economia estável, possuem elevados índices de desigualdade social.


Comentário:

O Coeficiente de Gini foi criado para medir a desigualdade na distribuição de renda nos países, detectando sua concentração. Sua escala varia de 0 a 1, assim como a escala do IDH, porém, nesse indicador, índices mais próximos de 0 representam melhor distribuição de renda em um país, enquanto índices mais próximos de 1 representam pior distribuição da renda.

Alternativa correta, letra B.

Nenhum comentário: