QUESTÃO 01
O
território pode ser definido não apenas como a configuração política de uma
cidade, estado ou país, mas um espaço construído em embates políticos,
culturais, sociais e econômicos. Partindo desse conceito, atualmente, as
comunidades quilombolas também buscam delimitar seus territórios. Sendo assim,
analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I - Os quilombos são comunidades indígenas
(descendentes ou não de índios escravizados) que geralmente vivem em áreas
rurais e sobrevivem da agricultura de subsistência.
II - No passado, parte dos quilombos se
referia a uma área ocupada por escravos fugitivos das propriedades dos senhores
ou que tinham obtido alforria.
III – A titulação das terras quilombolas
acontece sem conflitos e conta com a parceria de grandes proprietários rurais,
que dividem suas terras solidariamente.
IV - Os grupos quilombolas lutam, exigindo o
reconhecimento de propriedade da terra, objetivando a definição dos territórios
quilombolas.
Assinale a alternativa correta.
a) I, II e III.
b) I, III e IV.
c) II e III.
d)
II e IV.
QUESTÃO 02
Na
época da chegada dos europeus, o território brasileiro era habitado por cerca
de 3 milhões de indígenas. Hoje, essa população é praticamente dez vezes menor,
e vive em áreas restritas de alguns estados brasileiros. O que ocorreu com o
território desses povos nos últimos cinco séculos?
Os povos indígenas foram perdendo seus territórios em função do
processo de colonização, e na sequência, com o desenvolvimento da economia
brasileira, muitos foram expulsos para o interior, onde tiveram de se readaptar
as novas condições. Atualmente, parte das terras que os povos indígenas
reivindicam na atualidade não é sua terra original e enfrentam muitos conflitos
tendo em vistas os muitos interesses em suas terras. Da colonização aos dias
atuais, muitos índios foram mortos e tribos inteiras foram dizimadas.
QUESTÃO
03
Com
o desenvolvimento das atividades econômicas se intensificou a delimitação do
território brasileiro e sua ocupação. Da colonização aos dias atuais várias
foram as atividades econômicas que contribuíram com esse processo. Partindo
dessa informação, examine as afirmações abaixo e assinale (V) na alternativa
verdadeira e (F) na alternativa falsa.
(V) No início do século
XVI, se desenvolveu intensamente a exploração do pau-brasil, madeira abundante
nessa região e muito valorizada no mercado europeu.
(V) Com a introdução das
lavouras de cana-de-açúcar e o surgimento dos engenhos o processo de ocupação
do território brasileiro se intensificou.
(V) No século XVII tiveram
início as penetrações mais intensas em direção ao interior com a introdução da
pecuária na colônia.
(F) Durante o século XVIII
a ocupação do interior perdeu força em função do declínio da criação de gado e
do fracasso das atividades mineradoras.
QUESTÃO 04
No paradidático “Terra à Vista” trabalhado em
nossa roda de leitura, foi abordada a temática do processo de colonização e
ocupação do território brasileiro. Com base nessa leitura e em nossas aulas
argumente sobre as estratégias utilizadas pela coroa portuguesa para efetuar a
colonização.
O rei de Portugal arrendou terras a seus mercadores e a atividade
econômica inicial estava voltada para a extração de madeira e caça de animais.
Para facilitar o processo de ocupação, os portugueses trocavam mercadorias de
pouco valor com os índios, que em troca, ofereciam mão de obra. A coroa
portuguesa estabeleceu as feitorias, primeiros entrepostos comerciais que
posteriormente se tornaram fortificações militares. Foi estabelecido o governo
geral na cidade de Salvador. As terras foram divididas em capitanias hereditárias.
Foram introduzidas outras atividades produtivas, como o plantio da
cana-de-açúcar. Essas atividades possibilitaram o surgimento de vilas e
cidades.
QUESTÃO 05
O estabelecimento de uma regionalização, isto
é, do processo de divisão de determinado território em regiões, depende de
critérios, que podem ser bem variados de acordo com os objetivos da
regionalização. Analisando os mapas abaixo, relacione o número de cada mapa com
as alternativas correspondentes e assinale a sequência de números correta.
(3) Os quatro Brasis –
Milton Santos / concentração de aspectos técnicos, científicos e informacionais
/ tem por objetivo reconhecer a região de maior difusão da técnica, da ciência
e da informação.
(1)Brasil: regiões
administrativas atuais – IBGE / utiliza os critérios naturais, socioeconômicos
e considera os limites entre os estados / tem por objetivo os fins
administrativos, estatísticos e didáticos.
(2) Brasil: macrorregiões
geoeconômicas – Pedro Pinchas Geiger / critério socioeconômico e não segue os
limites estaduais / tem por objetivo as Inter-relações regionais e a dinâmica
econômica nacional.
Assinale a sequência correta.
a)
1, 2 e 3.
b)
3, 2 e 1.
c)
2, 3 e 1.
d)
3, 1 e 2.
QUESTÃO 06
Com base no mapa “Brasil: macrorregião
geoeconômica” elabore um breve texto sobre cada macrorregião destacando os
aspectos socioeconômicos de cada uma.
Amazônia – Compreende, de modo geral, o domínio da floresta Amazônica em
território brasileiro. Grande parte do território dessa região ainda é
desabitada, porém, é crescente seu povoamento. Essa ocupação caracteriza-se
pela implantação de grandes projetos agropecuários e de mineração. Considerada
a principal fonte de recursos naturais do país, é nela que se encontram as mais
novas áreas agrícolas brasileiras.
Nordeste – É a região do país onde, historicamente, o povoamento ocorreu de
forma mais intensa nos primeiros séculos de ocupação europeia. Apresenta
grandes diferenças naturais e sócio econômicas entre a porção litorânea e o
interior. De maneira geral, a economia da região ainda é pouco desenvolvida em
relação à do Centro-SUL.
Centro-Sul – Concentra a maior parte da produção industrial e agropecuária do
Brasil. É também a região geoeconômica mais populosa e urbanizada do país. Por
isso, grande parte de seus ambientes naturais foi transformada pela intensa
ação do ser humano.
QUESTÃO
07
“No começo pensei que
estivesse lutando para salvar seringueiras, depois pensei que estava
lutando para salvar a floresta amazônica. Agora, percebo que estou lutando
pela humanidade”.
|
QUESTÃO
08
Leitura
e interpretação de texto.
Leia o
texto abaixo e responda as questões seguintes.
Desmatamento
perpetua a pobreza na Amazômia
Herton
Escobar - O Estadao de S.Paulo
O desmatamento não compensa. O que já era
considerado um mau negócio para o meio ambiente está se revelando também um
péssimo negócio do ponto de vista socioeconômico para a Amazônia. Um
levantamento do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) mostra
que os indicadores de qualidade de vida nas regiões desmatadas não são melhores
do que nas áreas em que a floresta foi preservada - em muitos casos, chegam a
ser piores. Ou seja: sai a floresta, fica a pobreza.
''''Esse discurso de que o desmatamento gera
emprego e renda é furado'''', diz
a engenheira florestal Danielle Celentano, do Imazon. O estudo confirma um
modelo de desenvolvimento batizado como ''''boom-colapso''''. Num primeiro
momento, o desmatamento produz, de fato, um enriquecimento localizado, com
forte influxo de capital e recursos humanos, centrado na exploração predatória
da madeira. Árvores viram toras e carvão, enquanto florestas dão lugar a pastos
e plantações. A longo prazo, porém, o cenário se inverte. A madeira acaba, os
trabalhadores vão embora, o solo perde a fertilidade e a economia local
despenca, sem nenhuma árvore para se apoiar ou se proteger do sol.
''''Você acaba com o pior de dois mundos: exaustão
dos recursos naturais e empobrecimento da população'''', diz o pesquisador
Adalberto Veríssimo, que assina o estudo ao lado de Danielle. Um dos melhores
indicadores disso é o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), parâmetro
internacional que mede a qualidade de vida da população. Segundo o estudo, o
IDH das regiões ''''sob pressão'''' (que estão sendo desmatadas agora) é o mais
alto da Amazônia: 0,713. Nas áreas em que o desmatamento já se esgotou, porém,
o IDH é apenas ligeiramente superior ao de áreas em que a floresta continua de
pé: 0,659 e 0,648, respectivamente.
Mesmo essa pequena vantagem pode ser uma
estatística enganosa, ressaltam os pesquisadores. Na prática, a qualidade de
vida de uma família que mora em um município ambientalmente depredado pode ser
muito inferior à de uma que vive na floresta intacta. ''''A pobreza é
semelhante, mas a qualidade de vida certamente não é'''', diz Danielle. ''''São
diferenças que não aparecem nas estatísticas, mas podem ser vistas claramente
na vida real.''''
[...] A riqueza produzida por esse modelo, segundo
os pesquisadores, é imediatista e mal distribuída. Enquanto alguns poucos
enriquecem, a maioria é deixada para trás, tão pobre quanto ou pior do que
começou. A solução é seguir para onde há mais madeira, empurrando a fronteira
cada vez mais floresta adentro.
a)
Como
funciona, segundo o estudo citado, o modelo de desenvolvimento “boom-colapso”
na Amazônia?
Num primeiro momento, o desmatamento produz, de fato, um
enriquecimento localizado, com forte influxo de capital e recursos humanos,
centrado na exploração predatória da madeira. Árvores viram toras e carvão,
enquanto florestas dão lugar a pastos e plantações. A longo prazo, porém, o
cenário se inverte. A madeira acaba, os trabalhadores vão embora, o solo perde
a fertilidade e a economia local despenca, sem nenhuma árvore para se apoiar ou
se proteger do sol.
b)
Como
é a distribuição de renda nesse modelo?
A riqueza produzida por esse
modelo, segundo os pesquisadores, é imediatista e mal distribuída. Enquanto
alguns poucos enriquecem, a maioria é deixada para trás, tão pobre quanto ou
pior do que começou. A solução é seguir para onde há mais madeira, empurrando a
fronteira cada vez mais floresta adentro.
c)
Com
base no texto e em nossos estudos de sala de aula, explique como se deu a
ocupação da Amazônia no século XX.
No século XX a ocupação foi acelerada a partir da década de 1950 com
a construção de estradas, a distribuição de terras para migrantes nordestinos,
a instalação de projetos agropecuários, a extração mineral e a
industrialização.
d)
Com
relação a ocupação da Amazônia, argumente sobre a importância da Zona Franca de
Manaus, destacando suas principais contribuições para a economia da região.
A criação da Zona Franca de Manaus foi uma tentativa de trazer
desenvolvimento industrial para a região. Constituiu em criar uma área de livre
comércio, onde as empresas que ali se instalassem tivessem redução de impostos,
o que novamente beneficiou os grandes empresários. Manaus é hoje um grande
centro produtor de eletrodomésticos e eletrônicos, comercializando seus
produtos para todo país. Com a instalação das indústrias houve geração de
emprego que favorece a população local, embora produza consequências para o
meio ambiente.
QUESTÃO
09
O Centro-Sul é o espaço mais dinâmico do território
brasileiro. É onde se encontram as principais áreas da agricultura moderna. As
atividades industriais produzem a maior variedade e quantidade de mercadorias
do país. É também nessa região que estão instalados os maiores e mais
desenvolvidos setores do comércio e serviços. Com base nessa informação,
podemos concluir que a macrorregião geoeconômica Centro-Sul:
a) Lidera a produção nacional em todos os setores da
atividade econômica e por esse motivo não possui desigualdades sociais,
revelando a alta qualidade de vida da população.
b)
Apresenta
um dinamismo econômico que contrasta com a pobreza e a miséria nas áreas
urbanas e rurais, com índices elevados de violência e desigualdade social.
c) Ao utilizar fertilizantes, adubos químicos e agrotóxicos,
máquinas e outros equipamentos, fizeram a produtividade no campo cair em função
da baixa qualidade dos produtos.
d) O resultado econômico da modernização das atividades
agrícolas favoreceu significativamente os trabalhadores rurais e a distribuição
da terra gerando empregos.
QUESTÃO
10
A
estrutura política fortemente controlada por famílias tradicionais,
pertencentes à classe dominante, e a enorme concentração da propriedade rural
são aspectos importantes na determinação de muitos problemas sociais do
Nordeste. Assinale a alternativa que melhor se relaciona com essa afirmação.
a) Os dois fatores citados são grandes responsáveis pela
existência de uma distribuição de renda acentuadamente desigual e produtora de
exclusão social.
b)
Os
fatores sugerem que os rendimentos das classes baixas são muito bons quando
comparados aos de outras áreas do Brasil, como o Centro-Sul.
c)
A
afirmação nos mostra que embora a terra esteja concentrada nas mãos de poucos,
a população possui emprego e qualidade de vida.
d)
A
afirmação é contraditória, pois com o desenvolvimento agrícola e industrial, o
domínio econômico está sendo distribuído com outras classes sociais.
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