segunda-feira, 3 de abril de 2017
A Escola de Frankfurt em resumo.
- Instituto de pesquisas sociais das décadas de 20/30.
- Está situada historicamente no início do século XX.
- Contexto da I Guerra Mundial – 1914/1918.
- Diante da crise de 1929, conhecida como a grande depressão econômica, surge os regimes totalitários, a exemplo do nazifacismo.
- Após a II Guerra Mundial – 1939/1945, o mundo sofre a influência dos meios de comunicação - surge a indústria cultural e a cultura de massas.
- Sofrerá influência do pensamento de Marx e Freud.
- Fará duras críticas ao racionalismo iluminista.
- Se firmará numa razão instrumental, que busca manipular fenômenos, sejam eles naturais ou sociais.
- Entendem a razão como libertadora ou opressora do ser humano.
- A política e a economia perpassadas pela filosofia, a estética e arte.
- A corrente otimista – acreditava nos meios de comunicação como possibilidade de progresso e de libertação humana. Dimensão prometeica – componente libertador.
- A corrente pessimista – compreendia os meios de comunicação como algo ameaçador, que desumaniza o humano e possui um caráter opressor. Dimensão de fausto – que abdica do essencial.
- Farão críticas ao iluminismo, caracterizado pela extrema valorização da razão, ou seja, a razão é entendida como guia.
- Entenderão o racionalismo iluminista como instrumento de controle.
- Aberta ao acesso de todos.
- Aberta as camadas populares.
- Parte da ideia de uma cultura produzida pelas massas.
- Massificação – a cultura como um instrumento de doutrinação do capitalismo (instrumento de controle social).
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