segunda-feira, 3 de abril de 2017

Cora Coralina em inspiração...


A Escola de Frankfurt em resumo.

Contexto histórico:
  • Instituto de pesquisas sociais das décadas de 20/30.
  • Está situada historicamente no início do século XX.
  • Contexto da I Guerra Mundial – 1914/1918.
  • Diante da crise de 1929, conhecida como a grande depressão econômica, surge os regimes totalitários, a exemplo do nazifacismo.
  • Após a II Guerra Mundial – 1939/1945, o mundo sofre a influência dos meios de comunicação - surge a indústria cultural e a cultura de massas.
Características:
  • Sofrerá influência do pensamento de Marx e Freud.
  • Fará duras críticas ao racionalismo iluminista.
  • Se firmará numa razão instrumental, que busca manipular fenômenos, sejam eles naturais ou sociais.
  • Entendem a razão como libertadora ou opressora do ser humano.
  • A política e a economia perpassadas pela filosofia, a estética e arte.
Duas correntes se opõe:
  • A corrente otimista – acreditava nos meios de comunicação como possibilidade de progresso e de libertação humana. Dimensão prometeica – componente libertador.
  • A corrente pessimista – compreendia os meios de comunicação como algo ameaçador, que desumaniza o humano e possui um caráter opressor. Dimensão de fausto – que abdica do essencial.
Ambas as correntes:
  • Farão críticas ao iluminismo, caracterizado pela extrema valorização da razão, ou seja, a razão é entendida como guia.
  • Entenderão o racionalismo iluminista como instrumento de controle.
Cultura de massa:
  • Aberta ao acesso de todos.
  • Aberta as camadas populares.
  • Parte da ideia de uma cultura produzida pelas massas.
Industria cultural:
  • Massificação – a cultura como um instrumento de doutrinação do capitalismo (instrumento de controle social).